domingo, 21 de novembro de 2010

CARREIRA PROTEANA



Planeje sua Carreira: seja um Profissional Proteano
O planejamento da carreira é um requisito básico para conquistar um pouco de segurança no mercado de trabalho no mundo contemporâneo, inconstante e volátil. Enquanto na abordagem tradicional, os estudos sobre carreira enfocavam os cargos e as ocupações do indivíduo, no cenário atual o foco se dirige às percepções e às autoconstruções dos fenômenos de carreira.
A palavra carreira origina-se da expressão latina "via carraria", que significa estrada para carros. Somente a partir do século XIX passou­se a utilizar o termo para definir a trajetória da vida profissional. Durante muito tempo, o conceito de carreira esteve ligado a essa analogia como uma propriedade estrutural das organizações ou das ocupações.
O conceito de carreira proteana foi apresentado por Hall (1996) como um contraponto à carreira organizacional estruturada no tempo e no espaço. Esse autor entende que a carreira se constitui de experiências e de aprendizados pessoais, relacionados ao trabalho ao longo da vida. O termo é derivado do deus Proteu que, na mitologia grega, possuía a habilidade de mudar de forma ao comando de sua própria vontade. Nessa perspectiva, a carreira proteana é um processo gerenciado pela pessoa, não pela organização. Carreira, nessa abordagem, consiste em todas as experiências da pessoa em educação, treinamento, trabalho em várias organizações e mudanças no campo ocupacional.
Na carreira de um profissional proteano o critério de sucesso é interno (sucesso psicológico), não externo. A carreira proteana, desenhada mais pelo individuo que pela organização, pode ser redirecionada de tempos em tempos para atender às necessidades da pessoa.
O conceito de profissional proteano apresenta um caráter dinâmico e sistêmico, integrando todas as dimensões e papéis do indivíduo à medida que estabelece como objetivo final o sucesso baseado em critérios pessoais. Espera-se, portanto, que um profissional proteano possua versatilidade, flexibilidade e adaptabilidade; tenha habilidade de planejar a carreira com base em uma visão de futuro, compatível com objetivos pessoais de carreira e vida; e, finalmente, que saiba o momento de mudar de emprego ou de redefinir a carreira quando esses não o aproximem de seus objetivos pessoais e/ou profissionais.
Lorena Bezerra (Educadora, Consultora, Mestre em Administração, Diretora de Eventos ABRH­ PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário