O termo 'posicionamento' refere-se à percepção do consumidor de um produto ou serviço em relação ao seus competidores. Você precisa perguntar a você mesmo: qual é a posição do produto na mente do consumidor?
Posicionamento está inteiramente relacionado com 'percepção'. Como percepção diferencia de pessoa para pessoa, procure fazer os resultados do mapa de posicionamento, por exemplo: o que você entende por qualidade, ou a percepção de que um produto é caro ou barato, e assim por diante, é diferente da minha percepção. Entretanto, haverá similariadades.
Produtos ou serviços são colocados juntos em um 'mapa de posicionamento'. Isto permite que eles sejam comparados e colocados em contraste em relação um ao outro. Esta é a característica mais importante desta ferramenta. Comerciantes decidem a respeito da posição de competividade, a qual os permite distinguir seus próprios produtos dos produtos oferecidos pela competição (este é o motivo do termo estratégia de posicionamento).
Trout e Ries sugestem uma estrutuda de seis-passos para um posicionamento bem sucedido:
- 1. Qual é a sua posição no momento?
- 2. Qual é a posição que você quer estar?
- 3. Quem você tem de superar para tomar a posição que você deseja?
- 4. Você tem os recursos para alcançar este objetivo?
- 5. Você pode continuar persistindo até chegar onde você quer?
- 6. Suas táticas suportam seus objetivos de posicionamento?
Fonte: www.marketingteacher.com
Na sua carreira, você pode escolher qual será o seu posicionamento!!!
Como seu cliente, seu gestor, sua equipe, seus pares, seus sócios, seu público alvo o percebe?! Como você quer ser percebido na sua atuação profissional?
Equipe EUREKA
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